Problemas no home office? 10 dicas para resolvê-los

Com a pandemia, muitas pessoas precisaram aderir ao trabalho remoto. Contudo, essa pode não ser uma tarefa tão simples assim. Se você está enfrentando problemas no home office, continue a leitura deste texto e conheça algumas dicas que vão te ajudar a gerenciar o tempo corretamente e fazer as atividades fluírem!

Sensação de improdutividade, falta de concentração, esgotamento mental e solidão são alguns dos péssimos sentimentos que podem tomar conta de quem precisa trabalhar em casa.

Portanto, para manter as coisas do trabalho organizadas, mas também sua saúde física e mental, aqui vão algumas sugestões:

1. Pratique atividades físicas

Corpo e mente trabalham juntos, lado a lado. Para que um funcione bem, o outro também precisa estar em perfeito estado.

No caso do corpo, nada melhor do que a prática de exercícios físicos para começar o dia bem. Se você gosta de musculação, organize um horário na parte da manhã para ir até a academia. Se prefere yoga, reserve alguns minutos assim que o sol nascer para relaxar.

Assim, sua rotina será menos estressante, sua concentração aumentará e até o seu humor será melhor, fazendo com que você se mantenha saudável e feliz.

2. Organize suas tarefas

Depois, é hora de começar mais um dia de trabalho e nada melhor que fazer isso organizando quais serão as tarefas do dia, da semana e até mesmo do mês.

Aqui, você pode fazer um planejamento a curto, médio e longo prazo, se preferir, elencando as atividades conforme o nível de prioridade de cada uma delas.

Se for antecipar apenas a semana, por exemplo, você pode fazer isso na segunda-feira de manhã ou no finalzinho da sexta-feira, minutos antes de encerrar seu horário.

Na hora de organizar-se e listar tarefas, vale anotar no Google Docs, escrever na agenda, utilizar aplicativos para produtividade e organização, colocar em uma lousa, colar post-its… use a imaginação e as ferramentas para não esquecer de nada.

Listar tarefas ajuda a organizar o dia, a semana e até mesmo o mês.

3. Tenha um espaço só seu

As distrações aparecem constantemente? Você trabalha em casa e precisa lidar com outras pessoas e isso está te atrapalhando? Encontre um espaço exclusivamente seu.

Pode ser, por exemplo, aquele quartinho da casa que está abandonado, cheio de bagunças e que pode se tornar seu escritório após uma boa organização.

Lembre-se também de falar com os outros moradores e explicar para eles a situação, solicitar respeito aos seus horários e expor como uma simples conversa fora de hora pode interferir na sua produtividade.

4. Invista em bons equipamentos

Ao falar em bons equipamentos, nos referimos a um bom computador, uma boa mesa, uma boa cadeira e todos os acessórios e móveis para home office necessários para que o seu trabalho seja desenvolvido da melhor forma e, é claro, confortavelmente.

Pense que, ao investir em determinado objeto, estará investindo também no seu próprio resultado. Não tenha medo!

5. Hidrate-se

Ficar muitas horas em frente ao computador pode ser extremamente exaustivo e, às vezes, nos deixa relaxados com nossa própria saúde, especialmente quando o assunto é beber água.

Portanto, hidrate-se! Deixe sempre uma garrafinha d’água por perto, mas distante o suficiente para nenhum desastre acontecer.

No home office, tenha uma garrafinha d’água sempre por perto.

6. Prepare o almoço com antecedência

Se você tem a sensação de que o horário de almoço passa voando, tente preparar a comida com antecedência (aos finais de semana é uma boa ideia) e deixar para fazer no dia apenas aqueles alimentos que só podem ser consumidos frescos. Assim, você só esquenta os outros itens e ainda sobra um tempo para descansar.

7. Converse com os seus colegas

Não encontrar os companheiros de trabalho como antes está te fazendo sentir sozinho?

Use as redes sociais para se aproximar deles ou até mesmo as reuniões online. Não deixe de ter aquelas clássicas conversas informais que acontecem presencialmente, só que desta vez podem surgir online.

Mantenha-se próximo da sua equipe e daquelas pessoas que te fazem bem e são de confiança.

Em um coworking, por exemplo, isso é possível graças aos protocolos de higiene que são seguidos à risca, facilitando o networking.

8. Ouça música, se preferir

Desde que elas não atrapalhem a execução das suas tarefas, outra opção para afastar a solidão é escutar músicas.

Um estudo realizado pela Universidade de Stanford apontou que a música clássica, por exemplo, é capaz de ativar áreas ligadas a três sentidos no cérebro: autonomia, emoção e cognição. Além disso, ela libera dopamina, uma substância que traz a sensação de bem-estar.

Vale também testar o seu rendimento ouvindo podcasts. Assim, enquanto executa suas tarefas, você ainda pode aprender algo novo.

9. Dê uma pausa

Entre um período e outro, dê pausas para alongar o corpo, ir ao banheiro, tomar um café. Pode ser 5, 10 ou 15 minutos, não importa… seu corpo e sua mente precisam “desconectar” por alguns segundos.

Um método muito utilizado por quem deseja aumentar a concentração e ainda respirar entre uma atividade e outra, é a técnica pomodoro, na qual você pode focar em algo por 25 minutos e pausar 5. A cada ciclo, pode ir se presenteando com pausas maiores para “oxigenar o cérebro”. O importante é descobrir seus melhores horários e encontrar o equilíbrio perfeito.

Entre um período e outro, dê uma pausa para alongar o corpo, tomar um café, ir ao banheiro.

– Recomendado para você: Coworking pode ajudar a aliar vida pessoal e produtividade

10. Saiba o momento de parar

Muito além de uma simples pausa, é necessário saber o momento de parar definitivamente. Nem sempre trabalhar além do horário é vantajoso. Reserve um tempo para aproveitar seus amigos, sua família, assistir uma série… fazer algo para e por você.

Esse controle da rotina é necessário para que aquela sensação de que nunca há tempo para nada ou de que sempre está trabalhando não exista. Sua saúde mental agradece!

Procure a Delta!

Agora, se nada disso adiantar, talvez o home office não seja para o seu perfil, o que é normal. Então, que tal separar sua vida pessoal da profissional a partir do seu espaço de trabalho?

Se você precisar mudar de ar de vez em quando, ver outras pessoas e compartilhar ideias, uma boa alternativa é procurar espaços de trabalho privativos ou até mesmo espaços compartilhados, como os disponíveis na Delta Coworking em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Ao escolher algum dos planos disponíveis, você terá uma série de serviços garantidos, como internet Wi-Fi de alta velocidade, impressoras, scanners e copiadoras, suporte administrativo, serviço de copa e de limpeza, além de muitos outros.

Além disso, você também encontra não só bons equipamentos, como cadeiras ergométricas modernas, mas uma internet 100% criptografada, com diversos links de 100 megas full.

Tudo isso em um espaço com infraestrutura pronta e mobiliada com móveis de alto padrão, que conta com estacionamento e acesso 24 horas, que pode ser utilizado por demanda (por hora, diariamente, mensalmente ou anualmente).

Para saber mais sobre as vantagens de alugar um coworking, caso os problemas no home office continuem surgindo, clique no banner abaixo e conheça a página oficial da Delta Coworking!

 

Outros Artigos

Escritório Virtual

Endereço fiscal e comercial
da sua empresa

Sala Privativa

Endereço fiscal e comercial
da sua empresa

Espaço de Coworking

Desfrute de um espaço de trabalho compartilhado e flexível com seu time.

Sala Privativa

Escritórios privativos e mobiliados nos melhores endereços de São Paulo e Rio de Janeiro.

BTS

Espaços de qualquer tamanho e para qualquer necessidade, feitos sob medida para sua empresa

Sala Privativa

Escritórios privativos e mobiliados nos melhores endereços de São Paulo e Rio de Janeiro.

BTS

Espaços de qualquer tamanho e para qualquer necessidade, feitos sob medida para sua empresa

Reunião
e treinamentos

Paulista I

Paulista II

Berrini

Faria Lima

Funchal

Centro Rio

Barra da Tijuca

Partner

Pinheiros

Calculadora

Sobre Nós

Blog

Contato

Área Cliente Delta