Empreendedor iniciante pode trabalhar em coworking?

Começar um empreendimento não é um processo fácil, nós sabemos. Mas ele se torna mais prazeroso quando há uma gama de oportunidades prontas para colaborar com a sua jornada assim que você decide abrir o próprio negócio.

Um desses suportes, caso você ainda não possua um espaço físico para chamar de seu, são os coworkings ou escritórios flexíveis. Continue a leitura e saiba como eles podem ajudar a carreira de um empreendedor iniciante!

Antes de tudo, entenda melhor o que é um coworking e como esse novo conceito de espaço de trabalho chegou ao Brasil.

O que é um coworking?

Toda empresa precisa alugar ou construir um espaço para se instalar e desenvolver seus trabalhos? Pois saiba que não! Os coworkings surgiram para reconfigurar essa ideia e mostrar que eles também funcionam muito bem para quem vai começar a empreender — ou para quem já possui um empreendimento. Mas, afinal, como os coworkings surgiram?

Tudo começou no início do século 20, quando o surgimento de uma arquitetura mais aberta, que visava acomodar um grande número de pessoas, sem deixar de lado o conforto, começou a ganhar força.

O tempo foi passando e as paredes começaram a cair. Até que diversos profissionais estavam coexistindo em um mesmo ambiente — mesmo os de áreas de negócios distintas.

Porém, são os anos 1980 que ficaram conhecidos como a era pré-coworking. Problemas financeiros na Europa e nos Estados Unidos obrigaram as empresas das duas grandes potências a reverem os orçamentos, priorizando mais o financeiro.

Naquele período, a internet também ganhava força e os famosos mensageiros instantâneos, que possibilitam a comunicação online e em grupo, começaram a surgir.

No finalzinho da década, Tim Berners-Lee ainda presenteou a humanidade com a forma de navegação que utilizamos até hoje, a World Wide Web, vulgo WWW.

Nos anos 1990, a Google se instalava em um escritório espaçoso e aberto em Palo Alto, na Califórnia, onde pessoas dos mais distintos níveis hierárquicos sentavam na mesma mesa. Era o início do Vale do Silício e das startups de tecnologia.

Bicicletas da Google no Vale do Silício, na Califórnia.

Em 2005, especialmente, o trabalho remoto já era uma realidade, a internet havia ganhado o mundo e o Wi-Fi existia.

Foi nesse ano que surgiu o San Francisco Coworking Space, o pioneiro nos espaços de coworking a utilizar a denominação, após o surgimento de alguns modelos anteriores. Aqui, no Brasil, os primeiros espaços começaram pouco tempo depois.

Por que trabalhar em coworking?

Agora que você já conhece um pouco sobre a história desse novo espaço de trabalho, saiba que, tanto para uma multinacional, uma microempresa ou um autônomo, muitas são as vantagens de optar por um coworking. Confira alguma delas:

Economia financeira

Esse deve ser um dos principais benefícios de se trabalhar em um coworking: economizar dinheiro. Isso porque ter muita verba disponível logo no início de uma nova jornada empresarial nem sempre é possível.

Então, agarrar oportunidades que geram economia financeira é muito comum, e os espaços compartilhados tendem a proporcionar isso, já que impedem que você precise construir do zero um ambiente ou pagar aluguel, além de contas de serviços, como energia, água e internet serem responsabilidades do espaço.

Também é possível economizar em investimento em mobiliário, adequação do espaço para sua atividade,redução de encargos trabalhistas, pois toda equipe do Coworking estará disponível para te atender. E o tempo do contrato é mais flexível do que uma locação convencional.

Conforto

Por falar em serviços, eles vão garantir que seu trabalho seja ainda mais confortável, assim como o de toda a sua equipe, independentemente do tamanho dela.

Isso porque os coworkings tendem a incluir serviços, como equipe de recepção, limpeza, tecnologia, internet, atendimento personalizado, recebimento de correspondências, cópias de documentos e até motoboys e correios.

Praticidade

Com isso, a praticidade é garantida e você terá mais tempo para dar os primeiros passos rumo ao sucesso sem perder tempo com burocracias que serão “terceirizadas”, tornando-se responsabilidade do coworking que você contratou.

Tendo menos distrações, seu trabalho poderá fluir com mais tranquilidade e facilidade.

Localização

Um grande benefício dos coworkings é a localização, já que eles costumam estar em lugares bem pontuais, próximos a outras grandes empresas, a comércios, acessibilidade ao transporte público, etc.

A questão é que cada uma das localidades possui relevância própria, o que pode ser extremamente vantajoso para você graças ao próximo ponto que vamos abordar.

Há situações ainda em que os coworkings possuem diversas unidades em uma mesma cidade, como no caso da Delta. O que dá mais flexibilidade ao trabalhador, permitindo que ele usufrua de diferentes espaços, em áreas distintas de um mesmo local, conforme as necessidades dele.

Networking

Sim, é possível fazer networking em um coworking! Estar em um espaço convivendo com pessoas envolvidas em projetos, sejam eles semelhantes ou não aos seus, compartilhando ideias e vontades, pode abrir muitas portas para quem está começando a empreender.

Sem falar que é no contato com o outro que vamos aperfeiçoando nossa forma de lidar com os obstáculos e com os ganhos que vão surgindo durante uma nova trajetória.

O coworking é uma excelente oportunidade para fazer networking! (Foto na unidade Paulista II da Delta Coworking).

Flexibilidade

Em um coworking, você consegue agendar datas e horários previamente, sem a necessidade de estar todos os dias no espaço, mas, sim, apenas quando necessário.

Se você optou por manter seus colaboradores em home office, mas quer encontrá-los duas vezes na semana ou para eventuais reuniões, é possível ir até um coworking.

Naqueles dias em que a situação em casa não está muito produtiva, os espaços compartilhados podem ser uma excelente saída também.

Ainda está na dúvida?

Agora que você já sabe que, sim, é possível um empreendedor iniciante trabalhar em um coworking e que esse modelo de trabalho possui diversas vantagens, que tal conhecer os espaços que a Delta Coworking oferece?

No mercado desde 2004, visando oferecer para profissionais e para empresas as melhores soluções em serviços de apoio à administração, sendo responsável pela manutenção, pelo gerenciamento e pela infraestrutura dos espaços, a Delta conta com coworkings em duas capitais brasileiras: São Paulo e Rio de Janeiro.

Quer acelerar o seu negócio e vivenciar uma experiência única com um modelo de trabalho que está dominando o mundo? Clique no banner abaixo e encontre o plano de coworking perfeito para o início do seu sonho!

 

Outros Artigos

Escritório Virtual

Endereço fiscal e comercial
da sua empresa

Sala Privativa

Endereço fiscal e comercial
da sua empresa

Espaço de Coworking

Desfrute de um espaço de trabalho compartilhado e flexível com seu time.

Sala Privativa

Escritórios privativos e mobiliados nos melhores endereços de São Paulo e Rio de Janeiro.

BTS

Espaços de qualquer tamanho e para qualquer necessidade, feitos sob medida para sua empresa

Sala Privativa

Escritórios privativos e mobiliados nos melhores endereços de São Paulo e Rio de Janeiro.

BTS

Espaços de qualquer tamanho e para qualquer necessidade, feitos sob medida para sua empresa

Reunião
e treinamentos

Paulista I

Paulista II

Berrini

Faria Lima

Funchal

Centro Rio

Barra da Tijuca

Partner

Pinheiros

Calculadora

Sobre Nós

Blog

Contato

Área Cliente Delta