13 ideias para empreendedores em 2021

O começo de um novo ano é o momento de renovar a vida e a alma. No mundo dos negócios, novas ideias para empreendedores são essenciais para conquistar reconhecimento e sucesso. O início de 2021 tem ainda mais um ingrediente para buscar novas experiências profissionais: o pós-pandemia.

As projeções do governo para o PIB, inflação e câmbio para 2021 e 2022 já foram divulgadas. A expectativa é de que o PIB cresça 3,2% este ano, porém, em 2022, o ritmo de expansão deve reduzir para 2,5%. A inflação deve ficar em 3,2% durante o novo ano e chegar a 3,5% no próximo. Já a Selic, taxa básica de juros, deve ficar em 3% durante o ano de 2021.

Nesse “novo normal” de um cenário de incertezas, mas ao mesmo tempo de muita vontade de fazer acontecer e transformar a economia, seja uma microempresa ou multinacional, listamos abaixo 13 ideias para empreendedores colocarem em prática em 2021:

1. Fintech

Conceito que passa a se tornar popular no empreendedorismo, foi criado a partir das palavras finança (financial) e tecnologia (technology) em inglês. Designa startups especializadas em serviços financeiros diversos.

No Brasil, as empresas Nubank, PicPay e Neon são exemplos de fintechs.

2. Economia compartilhada

Você já deve conhecer esse conceito, apenas não se lembra dele com essa nomenclatura. Na prática, fica mais fácil de entender: Uber, Spotify e Netflix são serviços que utilizam (com muito sucesso) essa ideia.

Neste modelo econômico, as empresas possuem sistemas que defendem a  sustentabilidade, o compartilhamento de recursos (dinheiro, tempo, etc) ou a oferta de benefícios, não de produtos.

3. Carreira/emprego

A taxa de desemprego no Brasil pode chegar a 17% em 2021, de acordo com a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É a pior taxa desde 2012, ano em que o levantamento começou a ser realizado.

Contudo, o cenário é uma boa oportunidade para empreendedores lançarem startups na área de carreira e capacitação profissional, como formação técnica, além de investirem no desenvolvimento da própria equipe.

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4. Exportações

A disparada do dólar não traz problemas apenas para a economia, mas os setores ligados à tecnologia, ao artesanato, a pequenas confecções e à programação têm grande mercado fora do país e podem lucrar neste ano.

Isso porque, em 2021, as exportações devem crescer 13,7%, especialmente por conta da aplicação das vacinas contra a Covid-19.

Lucro em exportações deve aumentar no ano de 2021.

5. Soluções digitais

As soluções digitais na área de serviços seguem como tendência neste ano, principalmente aquelas que mesclam agilidade com credibilidade.

A premissa é de que online e offline estejam cada vez mais integrados. As experiências em Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) também devem se tornar uma das prioridades digitais das organizações.

6. Manutenção e reformas

Ao invés de comprar um artigo ou um item novo, é bem provável que a opção de buscar um produto seminovo ou continuar com aquele que já possui seja levada em conta por razão da crise. Isso vale desde os celulares e softwares até carros e imóveis.

No máximo, reformas e aprimoramentos poderão ser realizados nesses aparelhos, em uma tentativa de diferenciá-los do original e satisfazer o desejo de compra.

7. Comparativos de preços

Aplicativos, sites e serviços que listam preços e buscam os mais baratos devem garantir sua força em 2021.

Seja um app que compara valores de passagens e garante os melhores hotéis ao redor do mundo, ou um buscador de promoções, haverá consumidor para ambos os objetivos.

8. Trucks

Exatamente, sem o food. Os caminhões com várias opções de comida devem seguir em alta, mas é bem provável que eles passem a abrigar mais uma grande gama de serviços para ajudar os interessados, não necessariamente comida.

9. Microfranquias

Por conta do capital de investimento mais escasso, filiais com poucos funcionários devem começar a surgir com mais frequência, se aproveitando da alta do desemprego e criando modelos de negócios com equipes e estruturas mais enxutas. Oportunidade e necessidade de mãos dadas, afinal.

10. D2C

O modelo econômico D2C (Direct to Consumer) prova que a existência de negócios e transações é possível sem intermediações, seja no momento em que o cliente compra ou nas formas em que o produto é entregue a ele.

A loja de roupas Amaro, inaugurada em 2012, utiliza esse modelo de negócios.

11. E-commerce

Apenas em abril de 2020, o e-commerce teve crescimento de 81% e faturou R$ 9,4 bilhões. Portanto, a tendência é que ele continue a aumentar, já que a comodidade das compras pela internet tem conquistado mais pessoas todos os dias.

Além de lojas físicas, muitos empreendedores estão fazendo essa migração para plataformas de vendas online.

Hoje em dia, quem decide começar a empreender não pode deixar o online de lado.


E-commerce cresceu 81% apenas em abril de 2020.

12. Economia criativa

A economia criativa pode ser desenvolvida, principalmente, em quatro grandes áreas: consumo (design, arquitetura, moda e publicidade), mídias (editorial e audiovisual), cultura (patrimônio e artes, música, artes cênicas e expressões culturais) e tecnologia (P&D, biotecnologia e TIC).

O objetivo é criar negócios baseados em capital intelectual, cultural e na criatividade, que gerem não apenas empregos, mas também desenvolvam a humanidade de todos os envolvidos.

É o caso da Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais) e da Ancine (Agência Nacional do Cinema).

13. Coworking

Com a pandemia, a forma de lidar e enxergar o mercado mudou, especialmente para quem está começando a empreender. Com isso, os espaços de trabalho também precisaram se reinventar.

Já há algum tempo, os coworkings vinham apresentando alta no número de usuários. Em 2019, o Censo Coworking Brasil identificou 1.497 espaços em 195 capitais e cidades interioranas com mais de 100 mil habitantes, um aumento de 25% em relação ao Censo de 2018.

Trabalhar em coworking é vantajoso em razão do suporte de serviços oferecidos e ainda é possível economizar dinheiro. Esses e muitos outros benefícios farão com que a busca por espaços compartilhados e personalizados continue crescendo em 2021.


Coworking é alternativa para aqueles que desejam economizar dinheiro e aumentar a produtividade.

Se você deseja dar uma nova cara para o seu trabalho em 2021 ou abrir o próprio negócio, com a Delta Coworking é possível! Aqui, você encontra ambientes preparados para suprir às mais variadas necessidades, seja no atendimento ou na hora de resolver as burocracias que envolvem lidar com um negócio.

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