Muito se fala sobre a importância do marketing para o seu negócio, visando potencializar as vendas e aumentar seus resultados, certo?
Mas será que você já entendeu o quão importante é, investir tempo para criar um bom planejamento estratégico para o marketing da sua empresa?
E saiba que o início do ano é momento ideal para a elaboração deste plano.
Porque mapeando todas as etapas, você será capaz de definir quais estratégias e ações, farão sentido e te ajudarão a atingir seus objetivos de forma mais assertiva.
Que tal descobrir como fazer um planejamento completo de marketing para a sua empresa?
Continue a leitura!
E quais os benefícios de fazer um planejamento de marketing para sua empresa?
Planejar é facilitar e nortear as ações de toda a sua equipe, otimizando assim, tempo e recursos.
Outras vantagens que um plano de marketing bem delimitado pode trazer ao seu negócio:
- Orienta a tomada de decisões da empresa e deixa claro quais são os objetivos desenhados para um período específico, definido pelo planejamento.
- Ajuda a enxergar a concorrência, as ameaças e oportunidades em relação a outras empresas, assim como os pontos fortes e fracos internos.
- Contribui na melhoria das práticas da empresa, o que possibilita um crescimento maior em menos tempo.
- Otimiza custos e evita perda de budget em ações que não são relevantes ou não trarão retorno.
- Permite uma visão macro das suas campanhas, assim como ajuda todo o time de marketing a enxergar suas funções, deveres, prazos e entregas.
Como criar um bom planejamento de marketing
Todo e qualquer planejamento deve sempre ser acompanhado de pesquisa, para entender a situação atual e assim fazer projeções realistas de como será o futuro.
O planejamento de marketing anual, também não é diferente.
É preciso analisar o ano anterior, as condições atuais da empresa, se as metas tem sido atingidas até agora, quais ações já foram feitas e trouxeram retorno, bem como o que deu certo e o que não é indicado repetir.
Baseando-se nas informações dos anos passados, você conseguirá estabelecer novas metas, visando crescimento, mas de forma mais pé no chão.
Você também precisa avaliar quais fatos internos e externos podem influenciar sua empresa pensando nas suas forças e fraquezas.
E é de suma importância também, entender quem são seus clientes e quais as melhores maneiras de atraí-los durante a jornada de compra de seu produto e/ou serviço, levando – o a escolher a sua marca em favor do concorrente.
Já falando em concorrente, o passo seguinte é analisar todas as empresas que sejam vistas como concorrentes diretos e indiretos, e entender quais são os fatores de diferenciação do seu negócio em relação a elas.
Depois de ter as informações da situação atual, do público e concorrência, é hora de partir para a ação e definir, de fato, as estratégias mais relevantes e que dentro do contexto, trarão mais resultados e nos farão atingir nossas metas.
Faça você mesmo o seu planejamento de marketing de 2022
A Delta BC quer te ajudar a criar um plano de marketing que te ajude a alcançar os objetivos da sua empresa e para isso, criamos um Trello, com todas as informações e explicações que você precisa, para desenhar o seu planejamento anual, de forma estratégica.
Basta clicar no link abaixo e preencher os campos para ter acesso a este Trello super completo e ajustável, que você usará como modelo!
Depois nos conte como foi a sua experiência e se tiver qualquer dúvida, mande-nos uma mensagem no direct das nossas redes sociais.
Baixe agora seu trello de Planejamento de Marketing para 2022
Quer saber mais sobre a Delta Coworking? Clique no banner abaixo e conheça nosso site!