As empresas experimentam uma avalanche de mudanças, desde o surgimento da Covid-19.
Empresas pequenas que dependiam de estrutura física, foram submetidas ao encerramento de suas atividades e empresas de médio e grande porte, que contavam com um pouco mais de subsídio para passar pela turbulência, tiveram que se reinventar para se adequar às novas realidades.
Rotinas e funções operacionais que antes eram realizadas exclusivamente de forma presencial, passaram a acontecer remotamente, na maioria dos casos.
As empresas perceberam, aos poucos, que muitos resultados não dependiam do trabalho presencial e que poderiam ajustar o dia a dia dos seus colaboradores, de forma produtiva, mesmo à distância.
Quando estas empresas finalmente aceitaram o trabalho remoto como a única opção viável para se sustentar no mercado, foram impactadas por outra questão a resolver: o home office trazia consigo alguns desafios com relação à organização, conexão da equipe e distrações na rotina doméstica.
Leia aqui sobre como otimizar a sua rotina de trabalho para que ela se torne mais produtiva.
O trabalho híbrido
Neste contexto, os colaboradores atuam presencialmente em alguns dias da semana e nos demais, trabalham de forma remota. Confira aqui as opções de trabalho sob medida, para as necessidades do seu negócio.
Com a flexibilização, as empresas puderam testar um mix entre as modalidades de trabalho presencial e remota, buscando e absorvendo as características mais vantajosas de cada uma, configurando esta promissora modalidade, o trabalho híbrido.
O empregador tem a possibilidade de preservar a cultura da empresa e manter a conexão entre os colaboradores e também oferecer maior flexibilidade e ganho de tempo par ao funcionário, além de economizar recursos financeiros e promover maior sustentabilidade.
“Para mim, é o melhor dos mundos. Consigo desempenhar minhas funções de forma produtiva, sem me preocupar com deslocamentos e trânsito, mas ao mesmo tempo, consigo me manter próxima do restante da equipe, em boa parte do tempo.” pontua Patricia, que trabalha na área de marketing de uma empresa com mais de 80 colaboradores, que atualmente se dividem em rotinas presenciais e remotas.
Para te ajudar neste momento de adaptação e para que você não esqueça de considerar qualquer ponto importante, a Delta elaborou um e-book bem completinho. Basta clicar no banner abaixo e baixar seu presente!
A medida provisória
Superados os desafios iniciais de adaptação, os empresários e empregadores ainda se mantinham em alerta e inseguros com relação às questões jurídicas do teletrabalho.
Com a Publicação, em 28/3/2022, da Medida Provisória 1.108, esta modalidade fica regulamentada e as empresas encontram respaldo legal para definir parâmetros dos profissionais que não trabalham de modo 100% presencial.
“É um passo importante rumo à aceleração desta nova realidade na qual vivemos. Considerar o trabalho híbrido é algo vantajoso para empresas e colaboradores, seja a curto, médio ou longo prazo.
Ter a possibilidade de oferecer mais qualidade de vida ao funcionário e em paralelo, reduzir ou abrir mão de estrutura física ociosa, optando por espaços mais flexíveis, como coworking por exemplo, são etapas que podem representar uma economia substancial para a empresa, otimizando recursos que podem ser alocados para acelerar o crescimento” conclui Amanda Ferreira, diretora da Delta BC.
Para entender um pouco mais sobre o impacto desta MP e como o trabalho remoto poderá beneficiar a sua empresa, clique aqui e assista a matéria completa do Jornal SP1, que contou com a participação da Delta Business Coworking.