Há alguns anos, quando ouvíamos alguém dizer que não era preciso um local fixo para desempenhar seu trabalho, achávamos espantoso.
Porém, atualmente, este cenário está pra lá de corriqueiro e trabalhar remotamente, já se tornou uma realidade para muitos.
O fato é que a pandemia ao acelerar a inovação e desenvolvimento no meio digital, proporcionou novos caminhos e inúmeras formas de trabalhar, gerar renda e ainda se aventurar mundo afora.
São os chamados ‘nômades digitais’ ou o empreendedor digital.
Pensando nisso, vamos falar um pouquinho sobre o impacto deste novo lifestyle e como embarcar neste movimento, de forma que o impacto seja muito positivo!
Boa leitura!
Necessidade de liberdade x questões burocráticas
De uma forma geral, hoje as pessoas buscam mais liberdade para fazerem escolhas. Basta olharmos o crescimento acelerado de serviços por assinatura, sem qualquer vínculo, e com grande variedade de opções.
Não queremos mais nos submeter às TVs abertas e suas programações repletas de comerciais, ou ao deslocamento até o ponto de táxi, onde pagávamos mais caro por uma corrida sem balinhas, água ou máquina de cartão.
Ficamos mais exigentes e com a pandemia, ainda mais flexíveis.
Com a demanda por profissões nas áreas de finanças, TI, marketing e design, onde os operadores conseguem, muitas vezes, trabalhar de forma 100% remota, a necessidade de estarmos fisicamente nos ambientes de trabalho, mudou.
Conseguimos desempenhar nossos papéis de qualquer parte do mundo, estando em todo lugar ao mesmo tempo.
Isso, é claro, se tivermos uma internet de boa qualidade! E por falar em internet de alta velocidade, aqui você lê um pouco sobre os serviços que a Delta BC disponibiliza para seus membros.
Flexibilidade como mantra
Segundo uma matéria do Estado, publicada em final de Outubro, Diana Quintas, sócia no Brasil da empresa de migração Fragomen e vice-presidente da Abemmi (Associação Brasileira dos Especialistas em Migração e Mobilidade Internacional), diz que há hoje cerca de 35 milhões de nômades digitais no mundo, e esse número deve chegar a 1 bilhão até 2035.
A especialista fala também que o perfil dos nômades digitais mudou bastante.
Hoje o grupo de pessoas que escolhe viajar e trabalhar, tendo flexibilidade, é variado e formado por pessoas muito diferentes entre si, dos mais variados setores, cargos e níveis, que procuram mais qualidade de vida.
Os empreendedores digitais estão pode-no-trabalho-e-o-que-profissionar aí em todos os setores e querem o que a modernidade promete: menos raízes fincadas e mais troca de experiências.
As novas possibilidades x velhas necessidades
Ter acesso à novas oportunidades que trazem mais satisfação pessoal, está entre em os pré-requisitos para muitas pessoas, no momento da escolha profissional, e em especial, para a nova geração.
Mas será que é tão simples, quanto parece, empreender no universo digital e inspirar credibilidade, sem parecer um mero aventureiro?
Na verdade, existem algumas soluções, que facilitam a inserção da sua empresa, seja ela individual ou não, de forma mais profissional em qualquer mercado de trabalho, em especial, quando você precisa de flexibilidade e liberdade.
São elas:
- Ter um endereço comercial para onde possam ser enviadas possíveis correspondências
- Ter um endereço para cumprir exigências fiscais, se assim a legislação definir que a sua empresa tenha
- Ter um número de telefone comercial e um serviço de recados e transferência de ligações urgentes
- Ter um serviço de gestão de correspondências, para que não sejam extraviados documentos possivelmente importantes
- Ter um ambiente profissional, quando retornar de viagem e precisar estreitar laços e fazer networking
Alguns coworkings oferecem planos dentro desta necessidade, que é a de trabalhar de forma bem mais flexível, sem perder a roupagem profissional, como é o caso da Delta Business Coworking, que já está neste mercado há quase 20 anos.
Se quiser saber mais como funcionam estes planos, clique aqui
O tempo como moeda mais valiosa
Se antes, perder três horas no trânsito, era comum. Hoje é visto com maus olhos pela maioria de nós.
Percebemos que o tempo é um bem tão valioso quanto aquela remuneração por um trabalho que não te permite desfrutar da companhia daqueles que ama ou fazer as coisas que gosta.
Então hoje, independente de trabalhar em outro país, ou em um coworking mais perto de casa, ter a autonomia para decidir onde desempenhar suas funções de trabalho, vem sendo pauta de grandes empresas, que estão enxergando as vantagens dessa modalidade de trabalho, mais flexível e de menor custo.
Assim todos ganham. Seja em tempo ou em recursos, empreendedores, funcionários e empresários, saem mais felizes das relações com o mercado de trabalho e o mundo vai se tornando mais sustentável.
Você ainda ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o modelo de coworking ou escritórios virtuais, clique aqui.