Você já ouviu falar de Ruanda? A pequena nação africana ganhou notoriedade em 1994, por conta de uma devastadora guerra civil ? imortalizada no filme Hotel Ruanda, de 2004. O que causa surpresa é que o país, que tem o 151º melhor IDH dentre 187 países pesquisados, está na frente do Brasil quando o assunto é empreendedorismo.
É o que aponta o Ranking Global do Empreendedorismo, organizado pela Global Entrepreneurship and Development Institute, dos EUA, que coloca o Brasil na 100ª colocação dentre 130 nações pesquisadas. O potencial de crescimento de empresas brasileiras está na 129ª colocação ? nos mesmos 130 países.
Situação pior do que a nossa vizinha Argentina – que teve sua capital, Buenos Aires, eleita a ?cidade do empreendedorismo global? durante o Congresso Global do Empreendedorismo, em 2014. Em um ano, mais dez mil cidadãos foram capacitados em educação empreendedora, técnicas de modelos de negócios e metodologias ágeis de solução de problemas na Academia Buenos Aires Empreende, instituição inteiramente gratuita.
Não é só isso: a capital portenha mobiliza cerca de vinte mil empreendedores em eventos na cidade e mantém o Mapa Empreendedor, que organiza informações sobre mais de novecentos stakeholders da região e atua em parceria com as Secretarias de Educação, Fazenda, Emprego e Trabalho, Juventude e Cultura, entre outras.
O Brasil ainda tem muito a caminhar, aprender e empreender. Um dos caminhos para quem está interessado em inovar e não conta com grande investimento inicial é buscar um business center para fazer seus trabalhos. A Delta conta com planos que certamente vão agradar os futuros empresários.