Dedicação, planejamento, amor pelo que se faz. Obviamente não é só isso que faz com que um novo negócio seja bem sucedido, mas a receita para um empreendedor abrir sua própria empresa começa por essas pequenas dicas.
Em seu canal no Youtube, o SEBRAE deu dez dicas para começar bem no mercado. Nunca é demais falar disso para os empreendedores:
Atitude: Iniciativa, persistência, determinação e comprometimento são fundamentais em um novo negócio. Ser ativo (e não passivo) idem. E, claro: pensar positivamente sempre ajuda.
Contabilização: Colocar no papel custos, o capital de giro e as despesas de qualquer ordem são fundamentais para não ser surpreendido negativamente.
Questões: O empreendedor precisa fazer algumas perguntas sobre o próprio negócio. Quem vai consumir meu produto? Qual a necessidade do meu cliente? Qual vai ser o preço final? Existem muitas outras – esses são só alguns exemplos.
Investimento: É algo mais prático e palpável que a contabilização em si. Reformas em espaços físicos e despesas com mãos de obra, matéria-prima, luz, água e energia devem ser refletidos e computados sempre.
Atendimento: Para uma nova empresa, essa é uma questão fundamental. Um bom atendimento pode garantir uma propaganda espontânea, boca a boca. Toda reclamação deve ser ouvida e mentiras e negativismo não podem ter vez.
Planejamento: Metas e estratégias são muito importantes para empresas que nasceram há pouco. Equilibrar demandas e recursos idem.
Conhecer o mercado: Estudar o caso de cada cliente é muito importante, assim como verificar todos os detalhes de seus concorrentes diretos e fornecedores.
Financiamento: Se já é difícil abrir sua própria empresa, imagine então fazer isso com pouco dinheiro. Um financiamento, se bem pensado quanto a prazos e valores, é sempre bem vindo.
Formalização: Regularizar sua empresa é o passo final para que todo o esforço seja recompensado. Documentação, tipo jurídico, faturamento estimado e número de funcionários são alguns dos dados necessários para por atuar legalmente.
A Delta aproveita para dar uma dica extra: considere ter menos custos e contar com serviços de alta qualidade no nosso business center. Para se informar sobre os planos e sobre a infraestrutura das nossas unidades, clique aqui.