Reserva financeira empresarial: como e por que fazer?

Na vida pessoal, os imprevistos que envolvem ou necessitam de dinheiro são extremamente comuns, de forma que quem empreende também está sujeito a eles. Por isso, neste texto, você vai saber um pouco mais sobre a importância de manter uma reserva financeira empresarial, além de conferir algumas dicas sobre como fazê-la.

Não apenas nos momentos delicados, mas inclusive naqueles em que é preciso honrar compromissos financeiros, este é o tipo de atitude que faz toda a diferença. Boa leitura

Motivos para fazer uma reserva financeira empresarial

Muito além de organizar as suas finanças pessoais, é preciso sempre estar atento ao caixa do seu negócio, tanto na quantia que entra, quanto na que sai. Contudo, muitos profissionais costumam não dar a devida atenção para esse ponto, deixando-o de lado.

Porém, todo líder precisa desenvolver seu foco no controle financeiro, distribuindo os lucros que o negócio gera de modo que eles possam ser usados em ocasiões diversas, já que um bom controle de gastos empresariais é fundamental para o sucesso de todo investimento.

Listamos abaixo alguns exemplos de situações que justificam a relevância da reserva empresarial:

Pagar 13º salário

Também conhecido como subsídio ou gratificação de Natal, o 13º salário foi instituído pela Lei 4.090, de 13 de julho de 1962.

Ele corresponde a uma quantia (normalmente um salário mensal sobre o qual incide o Imposto de Renda e o INSS) que deve ser paga obrigatoriamente aos colaboradores que se enquadrem na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou preferencialmente aos prestadores de serviço que possuem CNPJ, em até duas parcelas, que devem ser quitadas, no máximo, até o último mês do ano.

Sendo assim, é um valor a mais que a empresa precisa dispor durante o período para cumprir a lei e não correr riscos.

Isso porque há penalizações caso sejam registrados atrasos, possibilitando a aplicação de multa administrativa. Também pode acontecer da justiça exigir uma correção do valor na hora do pagamento, contabilizando o tempo de atraso. Então, manter um caixa voltado para essa função é indispensável!

A reserva financeira pode ajudar a pagar o 13º salário aos colaboradores.

Impostos

Por falar em impostos, eles são mais um motivo para você guardar dinheiro, já que aqui no Brasil há um grande número de tributos que devem ser pagos pelas empresas.

Alguns exemplos são o Programa de Integração Social (PIS/Pasep), a Previdência Social (INSS), a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), o Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS), o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), entre outros.

Assim como no caso do 13º salário, deixar de pagá-los pode provocar um prejuízo financeiro ainda maior ao seu negócio perante os órgãos fiscalizadores. Portanto, é importante um bom planejamento para criar uma reserva financeira que seja capaz de lidar com toda e qualquer carga tributária.

Além do provisionamento para pagamento dos impostos, é recomendável se planejar não só para o antes, mas também para o pós-pagamento, e ainda criar cenários financeiros pessimistas, prováveis e otimistas — assim, você estará pronto para qualquer situação.

Rescisões e admissões 

Outras questões financeiras que envolvem dinheiro, contratante e contratado são os momentos de admissão, ou seja, de recrutar novos funcionários, como também os de rescisão, nos quais o vínculo entre funcionário e empresa é cortado.

Isso porque o contratado ou o ex-contratado deve cumprir com algumas obrigações, como a realização de exames médicos, que podem variar de acordo com a atividade que será ou era desempenhada pela pessoa.

Em muitos casos, essas burocracias acabam sendo terceirizadas para outras empresas, o que exige um gasto extra. O mesmo vale para o pagamento de benefícios, sejam eles vale-transporte, vale-alimentação, gympass, gratificações, etc.

Outra situação bem comum no caso das rescisões contratuais, inclusive quando a decisão é tomada pela empresa, é o pagamento não só do salário e do 13º salário, ambos proporcionais aos dias trabalhados, mas também das férias e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), sobre o qual deve incidir multa de 40%. Sem falar nos processos trabalhistas, que ninguém está isento de enfrentar.

Gestão de crises

Outra situação inesperada que pode acometer uma empresa são problemas decorrentes de uma crise financeira — que pode ser provocada por questões internas ou externas — e de imagem.

Nessas horas, ter dinheiro é importante, pois ele pode ser necessário para a manutenção de ações que vão poder reverter o cenário.

Em uma crise de imagem, por exemplo, o investimento em publicidade e propaganda pode ser uma forma de reverter a situação.

Inovação

Por último, mas não menos importante, um dos motivos essenciais para ter sua reserva de emergência não envolve problemas, mas o desenvolvimento do seu negócio.

Com o tempo, a tecnologia vai se aprimorando e a necessidade de investir em inovação se torna ainda mais fundamental, especialmente se você não deseja ficar estagnado em comparação aos seus concorrentes.

Portanto, ter um fundo de investimento cujo dinheiro tem como objetivo exclusivo potencializar o seu empreendimento é indispensável.

Dinheiro economizado pode ser investido em projetos de inovação.

Como fazer uma reserva financeira empresarial?

Pode parecer simples, mas fazer uma reserva financeira exige muita disciplina e, é claro, dedicação, já que ela só vai se desenvolver conforme o crescimento do seu negócio.

Antes de tudo, é importante que você não vá além da realidade da sua empresa. Sendo assim, não tente reservar um dinheiro desnecessário, mas também não planeje algo abaixo daquilo que é preciso. Encontre um meio termo entre os dois.

Conte com a ajuda de outros profissionais especializados nos setores que envolvem a administração de um negócio, como pessoas da área da contabilidade, jurídica e dos recursos humanos, para conseguir visualizar bem essa demanda.

Analise seu fluxo de caixa sempre. Dentre os seus lucros pessoais, seus gastos e aquilo que é voltado ao pagamento dos colaboradores, qual valor pode ser poupado de forma fixa (mensal ou trimestral, de preferência) para a sua reserva de emergência?

Para fazer um bom investimento e evitar possíveis problemas, é importante obter liquidez para conseguir recorrer ao fundo emergencial de forma rápida e desburocratizada, ou seja, que o dinheiro dessa reserva consiga ser acessado de forma ágil e prática, com prazos de D+0 (aplicação pode ser resgatada no mesmo dia) ou, no máximo, D+1 (aplicação pode ser resgatada em um dia útil após a solicitação).

Depois, foque em obter liquidez diária para acessar os recursos em qualquer emergência no mesmo dia ou em pouco tempo, já que o objetivo dele é esse.

Se te dói o coração imaginar seu dinheiro parado, saiba que existem diversos tipos de investimento que podem trabalhar a seu favor, fazendo sua reserva render e aumentando o capital.


Acompanhar o fluxo de caixa do empreendimento é indispensável.

Preparado?

Contudo, se ao fazer tudo isso você notar que não existem formas viáveis de começar uma reserva financeira agora, aprimore o seu olhar e encontre pontos nos quais será possível economizar, mas sem sair perdendo.

Se você tem um imóvel próprio ou paga aluguel de um imóvel, aqui na Delta Coworking, por exemplo, você encontra salas privativas, coworkings, espaços de reuniões e muitos outros ambientes que podem colaborar com a redução dos seus custos em até 40%.

Há ainda a opção de “terceirização” do escritório, por meio do escritório virtual, ajudando você a poupar na hora dos famosos encargos trabalhistas (M.O) e com diversos serviços inclusos que vão lhe ajudar no dia a dia.

Quer saber mais sobre a Delta? Clique no banner abaixo para conhecer os espaços disponíveis em São Paulo e no Rio de Janeiro! Assim, sua reserva financeira fluirá rapidamente.

Outros Artigos

Escritório Virtual

Endereço fiscal e comercial
da sua empresa

Sala Privativa

Endereço fiscal e comercial
da sua empresa

Espaço de Coworking

Desfrute de um espaço de trabalho compartilhado e flexível com seu time.

Sala Privativa

Escritórios privativos e mobiliados nos melhores endereços de São Paulo e Rio de Janeiro.

BTS

Espaços de qualquer tamanho e para qualquer necessidade, feitos sob medida para sua empresa

Sala Privativa

Escritórios privativos e mobiliados nos melhores endereços de São Paulo e Rio de Janeiro.

BTS

Espaços de qualquer tamanho e para qualquer necessidade, feitos sob medida para sua empresa

Reunião
e treinamentos

Paulista I

Paulista II

Berrini

Faria Lima

Funchal

Centro Rio

Barra da Tijuca

Partner

Pinheiros

Calculadora

Sobre Nós

Blog

Contato

Área Cliente Delta