Coronavírus, mudanças drásticas, um futuro incerto. Muito além da economia, a pandemia também tem afetado as pessoas naquilo que elas têm de mais íntimo: o corpo e o psicológico.
Nesse contexto, qual o papel de uma empresa? Hoje, você vai poder conferir dicas sobre como cuidar da saúde mental e física dos seus colaboradores.
Assim, você ajudará a diminuir a sensação de esgotamento ocasionada por esse momento tão delicado — nem que seja um pouco —, o que pode impactar na produtividade e na sensação de bem-estar de quem trabalha ao seu lado.
Covid-19 e saúde física e mental
Em 12 de março de 2020, o Brasil anunciou por meio do Ministério da Saúde a primeira vítima brasileira do coronavírus. De repente, os números começaram a crescer e o vírus passou a ser pauta indispensável em todos os veículos de comunicação.
A fim de contê-lo, uma das medidas instaladas foi o isolamento social. Com isso, portas começaram a ser fechadas, grandes, micro e pequenas empresas precisaram paralisar e muitos profissionais precisaram adotar o home office como medida de trabalho eficaz e segura.
Ir a um restaurante ou ao supermercado passou a ser uma missão e outras atividades corriqueiras, como praticar atividades físicas na rua ou em academias, tornaram-se sinônimo de risco.
Um ano depois, estamos com a vacinação em curso. Consequentemente, uma série de expectativas e de esperanças de retornar para uma vida tida como “normal” anteriormente estão retornando aos poucos, mas dando lugar ao “novo normal”. Em breve, isso deve acontecer.
Contudo, ainda não é o momento 100% ideal, já que a previsão é que metade da população seja vacinada até junho, caso os contratos de aquisição das vacinas sejam cumpridos.
O fato é que toda a intensidade de sentimentos que essa crise tem provocado pode resultar em problemas que afetem a saúde física e mental do seu colaborador.

Juntamente com a pandemia, o home office pode causar estresse, ansiedade e outros problemas.
Os efeitos no físico se tornam reais por meio de questões como o sedentarismo, resultando em obesidade e outros problemas. Isso porque a compulsão pela comida se fortalece ainda mais em cenários como esse, no qual as pessoas passam mais tempo em casa, sentem-se tristes, etc.
Já a saúde mental pode ser prejudicada por crises de ansiedade, por exemplo, ocasionadas pela falta de visualização sobre o futuro ou pelo escasso convívio social.
O que fazer pelos colaboradores?
Com tantas mudanças e novas sensações, às vezes, o que muitos precisam para sair dessa avalanche é de uma motivação a mais e de um apoio.
Qual suporte você está oferecendo às pessoas que, mesmo diante do isolamento, seguem colaborando para o crescimento do seu negócio? Você sabe qual o sentimento delas em relação à pandemia? Como está a saúde mental de cada uma?
Se você não consegue responder com clareza a nenhum dos questionamentos, não se preocupe. Nunca é tarde para fazer o seu papel e ajudar as pessoas que estão ao seu lado, demonstrando empatia e preocupação com o momento pessoal de cada uma delas.
Para te ajudar, listamos algumas atitudes que podem ser analisadas e adotadas pelo seu negócio, desde que façam sentido para ele e para quem irá usufruir:
Auxílio home office
O home office pode parecer fácil de lidar na teoria, mas existem algumas questões para se atentar que, em alguns casos, fogem dos olhares dos líderes, como saber se os colaboradores possuem uma boa conectividade em casa, bons equipamentos e até mesmo uma cadeira confortável.
Portanto, se for o caso, atenda às necessidades de seu funcionário, a fim de evidenciar que você se preocupa com o bem-estar e com a saúde dele durante o trabalho, mesmo que fora do escritório.
Afinal, nesse modelo de trabalho, os pequenos detalhes podem prejudicar o desenvolvimento do colaborador, gerando situações de estresse e de desconforto.
Alguns negócios têm aderido, ainda, a um auxílio financeiro para que os profissionais possam adquirir os materiais, os acessórios e os equipamentos que julgarem necessários.
Ter bons equipamentos é necessário para um bom desenvolvimento do trabalho.
Auxílio terapia
Por falar em estresse, juntamente com ele, sinais de ansiedade e depressão podem surgir. Portanto, um auxílio terapia, seja integral ou apenas com uma porcentagem, é mais uma ideia pertinente para cuidar da saúde mental dos seus funcionários.
É possível optar pelo modelo presencial, mas também pelo online. Existem diversas plataformas, como OrienteMe, Zenklub e Vittude, que oferecem terapia por meio da internet com profissionais certificados e com cadastro no Conselho Regional de Psicologia (CRP).
Gympass
As academias, desde que funcionem conforme as medidas de segurança, estão começando a retornar. Sendo assim, outra ideia possível é sua empresa aderir a um dos planos mensais do Gympass.
O serviço permite não só entrada nas academias, como também oferece sessões individuais com personal trainer, acesso ilimitado a mais de 25 aplicativos de saúde, de bem-estar, de nutrição, etc. Ele também não possui taxa de adesão, nem de cancelamento.
Caso você ache mais seguro que os colaboradores continuem em casa, pode oferecer atendimento online com profissionais da área, a fim de que eles façam os exercícios em suas próprias residências.
Happy hour virtual
Se os happy hours presenciais deixaram de existir, por que não começar a realizá-los de forma virtual? Essa é uma boa oportunidade para proporcionar um momento de interação e de descontração entre todos os colaboradores.
Para tornar o momento mais especial, você pode enviar para o endereço de cada um deles kits temáticos, contendo brincadeiras e comidas. Outra opção é o clássico vale no Ifood.
Rede de apoio interna
Criar uma rede de apoio interna pode ajudar em diversas questões, inclusive na hora de resolver situações que não dizem respeito apenas a um indivíduo, mas à empresa em si.
Você pode fazer esses encontros em grupo, por exemplo, a partir de setores, com todos os membros de um mesmo departamento para entender como está o desenvolvimento deles e quais suportes precisam.
Reunião 1:1
Em alguns casos, o bate-papo individual é uma opção mais viável já que as reuniões one-on-one (1:1) são aquelas nas quais, normalmente, o colaborador se reúne com algum superior para conversar sobre seu próprio desenvolvimento no trabalho.
São momentos em que é mais fácil compartilhar as vitórias e as angústias, desde que exista alguma afinidade entre os dois lados. Durante eles, também vale procurar entender como está a saúde mental do funcionário, como ele tem se sentido, entre outras questões. Vale alinhá-las com a rede de apoio interna.
Reuniões one-on-one permitem mais proximidade entre colaboradores e líderes.
Seja virtualmente ou presencialmente, existem formas de preservar a saúde mental e física dos seus colaboradores. Colocando alguma dessas ideias em prática, com certeza a disposição e o bem-estar deles chegarão a outro nível.
Ao seu lado, eles continuarão crescendo e colaborando com o desenvolvimento da empresa, enfrentando todas as tempestades não só durante a pandemia, mas em qualquer situação.
Se preciso, reúna sua equipe de recursos humanos para avaliar quais dessas ideias se aplicam melhor ao seu empreendimento e as pessoas envolvidas nele.
Para receber mais dicas como essas, que tal assinar a newsletter da Delta Coworking? Para isso, é só preencher o formulário abaixo e acompanhar a caixa de entrada do seu e-mail. Até a próxima!