De repente, um ato tão rotineiro e comum como sair de casa para trabalhar se tornou uma ameaça à saúde de muitas pessoas e transformou não só as relações pessoais, como também a forma como lidamos com os espaços de trabalho.
Sendo assim, hoje vamos falar sobre como opções de escritórios seguros estão se popularizando no chamado “novo normal”, sem deixar de lado os cuidados na pandemia e a importância de trabalhar com segurança.
Novo normal
Muito se fala em “novo normal”, mas você já parou para pensar o que isso significa na prática?
Em março de 2020, o Brasil confirmou a primeira morte por covid-19 e, de lá para cá, hábitos e costumes da população precisaram se adaptar à uma nova rotina, que exigia isolamento e diversas precauções, como lavar as mãos a todo momento.
Além disso, tivemos um boom de sentimentos, como medo, ansiedade, insegurança, mas também uma preocupação maior com o social e com a natureza, por exemplo.
Os padrões e o comum (aquilo a que estávamos acostumados anteriormente) foram, aos poucos, desaparecendo ou ganhando nova forma. Então, foi preciso partir em busca de uma nova realidade e de novas possibilidades, nas quais os riscos fossem amenizados.
Sair de casa com uma máscara cobrindo o nariz e os lábios, deixar o álcool em gel próximo, manter distanciamento social em uma simples fila e higienizar compras, até pouco tempo, eram impensáveis. No entanto, essas atitudes passaram a ser necessárias — e continuam sendo. Tudo isso faz parte do novo normal.
Para o mercado de trabalho não foi diferente. Uma das principais ações foi adotar o modelo remoto, o chamado home office, na esperança de que o problema seria temporário e logo os escritórios estariam cheios novamente.
Durante a pandemia, aderir ao home office foi uma das principais decisões das empresas.
Porém, mais de um ano depois, o país segue enfrentando o problema enquanto as vacinas não alcançam toda a população. Na realidade, o cenário tem se agravado e o home office, sozinho, não parece ser uma opção suficiente, já que apesar de diversos pontos positivos, ele também apresenta problemas, como queda na produtividade, em determinados casos.
Modelo de trabalho híbrido
A saída atual tem sido buscar um modelo de trabalho híbrido: alguns colaboradores são alocados em home office, enquanto outros fazem uma espécie de rodízio nos espaços da própria empresa ou, então, uma mistura dessas duas opções com uma alternativa extremamente eficiente: os espaços de coworking.
O que aconteceu foi que a necessidade de um espaço corporativo único passou a ser questionada.
Agora, o que era inimaginável — colaboradores de um mesmo negócio em espaços totalmente distintos — é uma das mais novas realidades do período que estamos presenciando. Tudo isso graças à conectividade instantânea possibilitada por tecnologias como a internet, além dos cuidados reforçados com a higienização e a segurança desses ambientes.
Essas opções também têm se tornado atrativas, pois possibilitam, além de uma experiência que preza por autonomia e novas conexões, uma economia financeira extremamente significativa para quem empreende e não deseja ver o fim de um sonho, mas também busca reduzir custos com energia, internet, aluguel, etc.
Opção segura para todos os negócios
Nessa descentralização dos espaços de trabalho, engana-se quem pensa que apenas os autônomos, as startups e as micros e pequenas empresas estão tomando essa atitude.
A alternativa tem atraído grandes negócios. Na capital paulista, São Paulo, empresas como Ifood e Itaú possibilitam que os colaboradores escolham opções mais diversificadas, como os coworkings.
- Recomendado para você: Coworking faz bem para a saúde
Muitas vezes, seja para a saúde física ou mental do funcionário, trabalhar em um coworking perto de casa transforma a visão sobre a rotina, tornando-a mais produtiva e mais feliz. Em grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, onde a população precisa enfrentar grandes trânsitos, essa é uma lógica que faz muito sentido.
Coworkings podem minimizar o estresse causado por situações rotineiras, como enfrentar o trânsito de grandes centros urbanos.
Mesmo que os escritórios continuem sendo predominantemente a preferência corporativa, os outros modelos de organização e a experiência que eles proporcionam precisam ser levados em consideração.
Quanto aos cuidados na pandemia, eles devem estar presentes em todos os espaços e ser prioridade. As recomendações do Ministério da Saúde continuam prezando pela tomada de atitudes como:
- lavar com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienizá-las com álcool em gel 70%;
- ao tossir ou espirrar, cobrir nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo;
- não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção com as mãos não higienizadas;
- manter distância mínima de 1 metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social;
- higienizar aparelhos eletrônicos e outros itens utilizados com frequência;
- não compartilhar objetos de uso pessoal;
- manter ambientes limpos e bem ventilados;
- utilizar máscaras em todos os ambientes.
Muitas vezes, para uma empresa, tomar todas essas atitudes pode envolver muitas ações. Nos espaços de trabalho alternativos, já há todo um suporte programado para fazer com que elas sejam seguidas.
Se você está buscando por um local que atenda esses requisitos, a Delta Coworking pode possibilitar que seus colaboradores trabalhem em um espaço tecnológico e que preza pela segurança e pela responsabilidade ambiental e social.
Clique no banner abaixo para conhecer e encontrar o produto que mais se adequa aos seus objetivos, além de conferir outras vantagens que o Officing Solution oferece ao seu negócio!