8 dicas de empreendedorismo feminino para 2021

Uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor aponta que as mulheres empreendedoras totalizam 30 milhões apenas aqui no Brasil. Apesar de representarem quase metade do mercado de trabalho, o crescimento profissional do gênero é marcado por muitos obstáculos. Contudo, elas continuam indo em busca de oportunidades.

Se você está procurando dicas de empreendedorismo feminismo para fazer esse número crescer ainda mais, está no lugar certo! Listamos oito opções que vão poder te ajudar na hora de garantir uma renda extra ou até mesmo criar um novo trabalho. Esperamos que você encontre uma que se encaixe ao seu perfil. Boa leitura!

1. Explorar suas habilidades pessoais

A primeira sugestão dessa lista é um choque de realidade: você pode ganhar mais dinheiro a partir de alguma habilidade pessoal, sim! Mas o que isso quer dizer na prática? Pois bem, saiba que cada ser humano é repleto de características únicas, sendo capaz de desenvolver aptidão para algumas atividades mais do que para outras, o que é normal.

Você precisa apenas parar para descobrir qual é a área que mais te impulsiona a fazer trabalhos diferentes e realizá-los muito bem. Por exemplo, se você é excelente com organização, pode se tornar uma personal organizer e ajudar outras pessoas a terem mais praticidade no dia a dia.

Já se você consegue comandar uma cozinha muito bem e criar pratos saborosos e que todos elogiam, o setor de alimentação pode ser uma excelente oportunidade também. Afinal, comida nunca sai de moda!

2. Compartilhar conhecimento na internet (ou fora dela)

Se você conseguir descobrir quais são as suas habilidades pessoais, uma outra forma de administrá-las, ao invés de realizá-las na prática, é transpassar os conhecimentos que você domina para outras pessoas — inclusive para outras mulheres, já pensou?

Hoje em dia, é possível fazer isso de diversas formas, especialmente na internet, por meio de encontros e de reuniões online via diversas plataformas de vídeo chamada.

Você vai apenas se organizar, aprimorar seus saberes sobre o assunto o máximo possível e encontrar a metodologia perfeita para que, ao ensinar, nada se perca pelo caminho.

O lado positivo é que sempre há gente buscando aprender coisas novas, dos conhecimentos mais simples até os mais complexos. Há espaço para todos e todas, sem falar que não há nada mais gratificante do que poder ensinar alguém e vê-lo realizado com o aprendizado.

Foque em uma habilidade específica e compartilhe-a na internet com outras pessoas.

3. Investir na área de beleza e de bem-estar

Sem dúvidas, um dos setores mais promissores do mercado é o que envolve beleza e bem-estar. Isso porque, para algumas mulheres, cuidar da pele e do cabelo, por exemplo, vai muito além da estética, sendo também uma questão de empoderamento, de autocuidado e de amor-próprio.

Pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) aponta que o Brasil é o quarto maior mercado consumidor do mundo no setor, movimentando cerca de US$ 29,6 bilhões e tendo crescido 7% em 2020. Quanto às possibilidades de trabalho, elas estão distribuídas entre indústria, franquia, consultoria de venda direta e salão de beleza.

Se você tem o costume de ser sua própria manicure, por exemplo, é possível investir em cursos na área, se aprimorar, e começar a faturar com essa habilidade. Já se você tem capital suficiente para investir em uma franquia de determinado segmento estético, essa também pode ser uma ideia promissora e lucrativa.

4. Abrir uma agência de marketing digital

Um dos setores que mais se beneficiaram com a pandemia e puderam colaborar com muitas empresas durante um dos piores períodos econômicos dos últimos anos foram aqueles envoltos no universo digital.

Para se ter ideia, as vendas online aumentaram mais de 50% na pandemia e as maiores empresas do setor foram responsáveis por movimentar R$ 94 bilhões, segundo a Consultoria BIP. Isso porque o medo fez com que os hábitos de consumo mudassem ainda mais, tornando a internet a única saída segura para satisfazer os desejos aquisitivos dos brasileiros.

Porém, para ganhar notoriedade, os empreendimentos precisaram investir ainda mais em formas de divulgação. No caso dos grandes negócios, foi necessário fortalecer ou criar setores de marketing digital. Já nas micro e pequenas empresas, a contratação de agências, por exemplo, tornou-se comum.

Portanto, se você tem uma boa redação, lida bem com atendimento, possui habilidades artísticas ou até mesmo tem um viés de liderança, saiba que você já conta com algumas das principais funções que instituem uma agência de marketing digital.

Para torná-la completa, você pode buscar o auxílio de outras mulheres. Além disso, na internet existem diversos cursos online e gratuitos de marketing digital. Assim, você pode não só encontrar uma fonte de renda nova, mas também ajudar outros empreendedores a manter a notoriedade do negócio deles. Mais uma ideia de negócios para mulheres!

A área de marketing digital tem se popularizado e pode ser uma opção financeiramente rentável.

5. Ser freelancer

Se você não acha que abrir uma agência de marketing digital seja uma boa ideia, mas ainda assim gostaria de aproveitar suas habilidades, ser freelancer é mais uma opção das nossas dicas de empreendedorismo feminismo.

O freelancer é aquele profissional independente, que atua sem carteira assinada, muitas vezes sendo MEI, ou seja, uma pessoa jurídica, para poder emitir nota fiscal. O lado positivo é que é possível trabalhar com diversos clientes e oferecer os mais distintos serviços.

Dois dos setores que costumam buscar frequentemente pela colaboração de freelancers são o de comunicação e o de tecnologia. Então, se você é, por exemplo, jornalista, redatora, produtora de conteúdo, designer, desenvolvedora web, web designer, entre tantas outras funções, essa pode ser uma boa opção para você!

Uma dica é tentar pesquisar as palavras-chaves “sua profissão + freelancer” no Google e avaliar os resultados. Existem também diversas plataformas em que é possível fazer cadastros e disputar trabalhos, como GetNinjas, Udemy, 99Freelas, Workana, entre outras.

6. Revender produtos

Existe uma infinidade de produtos que podem ser revendidos, desde os clássicos cosméticos até roupas, alimentos, semijoias e por aí vai. O fato é que existem alguns setores que não exigem grande investimento inicial, mas cujo lucro pode ultrapassar 100%.

Não por acaso, marcas de beleza, como Natura, O Boticário e Avon, seguem investindo na aquisição de revendedores, já que o famoso “tête-à-tête“, que o modelo de negócio exige, acabou por gerar o reconhecimento dessas empresas nos quatro cantos do Brasil.

Se você mora em capitais, por exemplo, e tem acesso a produtos diretamente da fábrica, aproveite a oportunidade.

Alguns produtos podem ser revendidos e possibilitam lucro acima de 100%.

7. Aprender a fotografar

As pessoas podem estar perdendo o costume de revelar fotos, mas não de registrar momentos especiais. Portanto, uma das ideias de negócios pode ser aprender a dominar a arte da fotografia, visto que essa é uma possível forma de obter resultados de sucesso.

Apesar de exigir um investimento financeiro relativamente alto, o lucro pode surgir em um pequeno espaço de tempo. Se você já conta com um trabalho formal de segunda a sexta-feira, é possível se dedicar à nova profissão apenas aos finais de semana.

No começo, você pode convidar amigos e amigas para ensaios, além de cobrir eventos familiares que não exigem muito, como pequenos aniversários e festas de batizado. Com o tempo, você vai se aprimorando e buscando o auxílio de outros profissionais, realizando cursos, etc.

8. Idealizar uma startup

Caso você tenha uma mente extremamente criativa, na qual sempre surgem ideias que poderiam transformar a vida de alguém, tornando algum serviço mais prático e fácil, por que não tentar transformar sua ideia em uma startup?

Apesar de ser um processo complexo, que exige uma concepção sólida, além de muitos testes e incentivos, não é algo impossível!

Existem diversos programas de fomento e de mentoria de startups, como o Sebrae Like a Boss, que podem te auxiliar nos momentos de curiosidade, de idealização, de operação e até de tração (crescimento) do seu negócio.

Muitas empresas que, hoje em dia, são referência, como NuBank e Ifood, surgiram de pequenas ideias.

Na imagem, diretoras da Delta Business Coworking são exemplos no empreendedorismo feminino.

Essas são apenas algumas dicas de empreendedorismo feminino que você pode aproveitar este ano, mas é sempre bom lembrar que as possibilidades são infinitas.

A fim de facilitar esse processo, aqui, na Delta Coworking, você tem total suporte caso precise de um espaço para tirar suas ideias do papel, por meio da locação de salas privativas, de escritórios virtuais ou de coworkings.

Para conhecer nossos serviços, é só clicar no banner abaixo e descobrir a opção que mais se enquadra ao seu futuro negócio. Estamos torcendo por você. Boa sorte!

 

Outros Artigos

Escritório Virtual

Endereço fiscal e comercial
da sua empresa

Sala Privativa

Endereço fiscal e comercial
da sua empresa

Espaço de Coworking

Desfrute de um espaço de trabalho compartilhado e flexível com seu time.

Sala Privativa

Escritórios privativos e mobiliados nos melhores endereços de São Paulo e Rio de Janeiro.

BTS

Espaços de qualquer tamanho e para qualquer necessidade, feitos sob medida para sua empresa

Sala Privativa

Escritórios privativos e mobiliados nos melhores endereços de São Paulo e Rio de Janeiro.

BTS

Espaços de qualquer tamanho e para qualquer necessidade, feitos sob medida para sua empresa

Reunião
e treinamentos

Paulista I

Paulista II

Berrini

Faria Lima

Funchal

Centro Rio

Barra da Tijuca

Partner

Pinheiros

Calculadora

Sobre Nós

Blog

Contato

Área Cliente Delta