Quais os benefícios de fazer networking no coworking?
Networking é um termo em inglês designado para representar a rede de contatos criada a partir da troca de conhecimento entre diversas pessoas. Ambientes, como o coworking, são responsáveis por facilitar e fomentar essas oportunidades profissionais, muito benéficas para os envolvidos no âmbito pessoal e empresarial. Já pensou em fazer networking em um coworking?
Se você já se perguntou “para que serve o networking?” e quer saber mais sobre os benefícios de criar novos contatos em um coworking, continue a leitura deste texto.
Benefícios do networking
Agora, você vai descobrir como essa prática pode transformar sua visão não só sobre o mercado de trabalho e o mundo dos negócios, mas também como ser humano.
Troca de conhecimento
A frase “conhecimento é poder” é muita famosa na filosofia, mesmo sendo de origem incerta. Muitas vezes, ela é atribuída ao cientista Francis Bacon ou ao teórico político Thomas Hobbes. Contudo, isso não anula a inteligência por trás dessas três simples palavras.
É por meio do conhecimento que os grandes nomes, inclusive os maiores empresários do mundo, constroem ou construíram legados benéficos para o mundo.
No networking, é justamente a troca de conhecimento, talvez, o mais importante benefício, pois, apesar de ser transferível, jamais pode ser suprimido da mente de quem entra em contato com ele.
Ao fazer networking em espaços de coworking, aprendizados diários não faltarão, tenha certeza!
Aperfeiçoamento de ideias
Com o conhecimento que pode ser compartilhado no networking empresarial, consequentemente novas ideias se tornarão bem mais comuns.
Na hora de criar novos negócios e até mesmo solucionar um problema, as soluções chegarão até você com mais clareza e objetividade, pois você poderá contar com o apoio de outras pessoas.
O conhecimento de alguém pode te ajudar a encontrar a peça que falta no quebra-cabeça do seu negócio.
Surgimento de novas oportunidades
Muito mais que um simples contato, você e outro empresário podem se tornar parceiros de trabalho.
Sim, isso é possível, já que muitas vezes, quando há interesses em comum, uma relação de conforto é criada, facilitando que haja uma colaboração em projetos, por exemplo.
Aqui, também vale o inverso. As pessoas, ao conversarem com você e conhecerem seu trabalho, também podem se interessar e oferecer novas oportunidades comerciais.
Desenvolver empatia
Ao se relacionar com profissionais novos, é importante lembrar que eles, assim como você, possuem formas próprias de ver o mundo particular e profissional.
Porém, isso não é algo negativo, pois você pode aproveitar para desenvolver o seu senso de empatia, fortalecendo a sua própria compreensão sobre as motivações e os sentimentos do outro.
Com base na empatia, criam-se relações de respeito e que podem durar a vida inteira. Mesmo que nasçam em salas privativas ou em escritórios compartilhados, elas podem ir além e passarem a fazer parte até mesmo da vida pessoal.
Dicas de networking
Os benefícios você já descobriu. Agora, se você ainda não sabe como dar o primeiro passo para fazer networking, trouxemos algumas dicas para te ajudar a aliviar a tensão e focar nos seus objetivos:
Antes de tudo, informe-se
Antes de qualquer contato, conhecer um pouco sobre a pessoa é importante. Assim como um jornalista nunca realiza uma entrevista sem uma boa pesquisa prévia, o mesmo vale para buscar relacionamentos profissionais.
Se você já tem pessoas em mente que deseja se aproximar e estão presentes nos mesmos espaços de trabalho que você, buscar o nome delas na internet pode ser uma boa ideia. Caso existam ligações em comum com outras pessoas, conversar anteriormente com elas também vale.
Aproxime-se com cautela
Depois de realizar uma boa pesquisa e entender um pouco mais sobre o universo da pessoa, aproximar-se com cautela é a segunda dica mais importante, já que evita o desconforto de se sentir invadido ou a frustração de estar incomodando.
Portanto, seja gentil e simpático. Se a pessoa estiver conversando com outras, não interrompa o papo. Observe com calma e espere o momento certo, você vai encontrá-lo!
Uma ótima forma de quebrar o gelo é com um cafézinho e até mesmo um copo d’água durante uma pausa e outra no trabalho.
Reúna as pessoas que trabalham no mesmo coworking que você e proponha um bate-papo depois do expediente.
Comunique-se bem
Você até conseguiu quebrar a barreira, se enturmar, mas na hora de conversar se perde nas próprias palavras ou até mesmo deixa a timidez tomar conta? Calma!
Mantenha um diálogo formal e claro, com leves toques de informalidade conforme o outro for permitindo. Respire entre uma frase e outra. Não busque por palavras complexas. Assim, toda atenção estará concentrada em você e a mensagem será transmitida com clareza.
Lembre-se das redes sociais
Depois de um bom bate-papo, antes do “tchau”, lembre-se de pedir as redes sociais não só do empreendimento da pessoa, mas também os perfis pessoais dela.
Pode ser Facebook, Twitter, Instagram e, especialmente, o LinkedIn. E-mail e número de telefone também são importantes, não os deixe de lado.
Conheça a Delta Coworking
Agora que você já sabe que conhecimento, ideias, oportunidades e empatia são os maiores benefícios de um networking, além de como garantir sucesso em um primeiro contato, falta só conhecer a Delta Coworking e encontrar um espaço perfeito para você e seu sonho — ou melhor, seu negócio!
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- Leia também: Coworking vale a pena para seu negócio? Descubra!
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