Com certeza você já ouviu falar em crise econômica, mas e na empresarial? Se alguém te perguntasse o que é, você saberia responder?
Nesse texto, você vai poder conhecer as diversas facetas de uma, além de tópicos sobre gestão de crises que poderão te ajudar a preveni-las ou até mesmo a sair delas, caso seu negócio esteja enfrentando uma.
Para saber mais sobre o que o termo significa, quais são os tipos possíveis e até mesmo como gerir uma crise, convidamos você a continuar a leitura deste texto!
O que é uma crise empresarial?
Em uma rápida pesquisa no Google sobre o significado da palavra “crise”, é possível encontrar diversas respostas, entre elas um “episódio desgastante, complicado; situação de tensão, disputa, conflito” e ainda, mais voltada para o setor de economia, que a classifica como uma “fase de transição entre um surto de prosperidade e outro de depressão, ou vice-versa”.
De origem latinina (cr?sis, is) representa um “momento de mudança súbita”. Já no grego (krísis, e?s) é a “ação ou faculdade de distinguir, decisão, momento difícil”.
Para começar a explicar o que é uma crise empresarial, podemos adiantar que as definições acima são excelentes significados as quais, em conjunto, acabam por definir este momento tão particular e decisivo na vida de um negócio.
Sendo assim, a crise empresarial envolve um momento ruim e uma situação prolongada que a empresa enfrenta, seja por motivos internos ou externos, que podem atingi-la de diversas formas e que requerem uma ação.
Lembrando que ela não pode ser confundida com conflitos — como divergência de opiniões —, já que eles tendem a ser problemas extremamente pontuais e de rápida resolução cuja energia necessária para encerrá-los não será grande. Contudo, nada impede que um conflito se torne algo maior, ou seja, uma crise!
Tipos de crise empresarial
Crises podem surgir a qualquer momento e nenhum negócio está isento delas.
Dependendo do setor em que você atua, diversos tipos de crises podem atingir o seu negócio — muitos deles, aliás, acabam por não estarem 100% sob o seu controle e ganham força a partir de fatores externos, por exemplo. Conheça alguns dos mais comuns:
Crise financeira
Gerir um negócio não é uma tarefa simples, ainda mais quando ele envolve uma quantia considerável de dinheiro. Ao menor descuido, as coisas podem sair do controle e um problema financeiro pode se instalar na empresa, culminando em uma crise interna, como atraso de pagamento dos colaboradores ou até mesmo na falta de capital para aquisição de matérias-primas necessárias para o desenvolvimento do trabalho.
Crise patrimonial
A evolução de uma crise financeira pode resultar em uma crise patrimonial, na qual as obrigações e os compromissos (passivos) são superiores aos bens e direitos que você possui (ativos). Em palavras claras: o negócio passa a ter dívidas maiores, por exemplo, do que o valor de todo o patrimônio que possui.
Crise de imagem
Engana-se quem pensa que uma crise está apenas relacionada ao dinheiro. Ela pode, sim, estar ligada ao social, ou seja, às questões referentes à reputação da empresa, seja do ponto de vista dos próprios colaboradores ou de pessoas externas, independentemente se elas possuem alguma relação ou não com o segmento do negócio.
Um exemplo de crise de imagem que acabou se tornando negativamente inesquecível, foi uma denúncia realizada sobre um consumidor que havia encontrado, supostamente, um rato dentro de uma garrafa de Coca-Cola.
No auge da internet, em 2012, a notícia ficou muito tempo em evidência e a empresa precisou se retratar por meio de campanhas na rede, de jornais e até mesmo em programas de televisão.
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Esse é o tipo de crise externa que tende a comprometer a reputação e o prestígio da instituição. Dependendo da gravidade do problema, ele pode ser inesquecível e irreparável.
Crise naturais
As crises naturais carregam consigo o fato de não dependerem exclusivamente de um fator. Porém, elas podem ser previstas, já que existem estudos que analisam a viabilidade do espaço no qual uma empresa pode ser instalada, identificando possíveis riscos e, consequentemente, resultando em ideias de proteção. Não por acaso, seguros são bem importantes neste momento.
Crise judicial
Refere-se a conflitos judiciais que podem trazer prejuízos financeiros e reputacionais. Para evitar essa situação, é recomendado priorizar a resolução de qualquer questão de forma amigável.
Gerenciando uma crise
A melhor forma de prevenir crises é antecedendo-se a elas.
Agora que você já conhece alguns dos tipos de crises nas empresas capazes de afetar um negócio, seja financeiramente ou não, um dos primeiros segredos para resolver uma é assumi-la. Afinal, ignorar a situação pode fazer com que as coisas piorem.
Portanto, algumas ações que podem ser tomadas nesse momento tão delicado e decisivo para a sua marca são:
- Monitore o seu negócio, avalie críticas, lide bem com feedbacks positivos e negativos e justifique-se quando necessário
- Tenha um plano de ação no qual possíveis cenários-problemas estarão previstos e soluções para cada um deles podem ser elaboradas
- Forme um comitê de crise
- Invista em treinamento de equipe a fim de fazer com que seus colaboradores estejam preparados para qualquer acontecimento e ajam alinhados aos os processos, à visão e aos valores da empresa durante a crise
- Seja receptivo com todas as pessoas envoltas no seu negócio, mostre-se sempre disposto a receber conselhos
- Invista em comunicação interna e, se possível, em uma Assessoria de Imprensa
- Coloque-se sempre no lugar do outro antes de realizar qualquer ação. Empatia é fundamental e pode evitar diversos problemas com o consumidor, por exemplo
- Sempre escute o outro lado
- Peça desculpas de forma digna e sensata
- Não busque por culpados, gaste suas energias na solução
- Aprenda com o erro cometido e faça o possível para evitar que ele aconteça novamente
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Não tenha medo!
Pegando um gancho na nossa última dica, sobre como realizar um bom gerenciamento de crise, não tenha medo! Erros acontecem a todo momento, não apenas nas empresas.
Portanto, aprenda a avaliar as situações e a tirar delas o melhor aprendizado possível. Assim, você transformará as situações negativas em experiência.
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