Dez dicas de empreendedorismo do dono do Grupo Boticario

Miguel Krigsner não é um empresário qualquer. Muito pelo contrário: ele é o criador do Grupo Boticario, maior rede de franquias do Brasil ? com quase o dobro de lojas da segunda colocada no ranking organizado pela Associação Brasileira de Franchising. O grupo empresarial não controla apenas a Boticario: também estão sob domínio de Miguel as marcas Eudora, Quem disse, Berenice? e The Beauty Box. Com faturamento acima de R$ 8 bilhões, Miguel elenca dez dicas para empreendedores terem sucesso: Faça o que goste: parece óbvio, mas é o começo do sucesso para qualquer pessoa. Acordar todo dia animado para trabalhar é fundamental ? e escolher o segmento que mais te agrada é indispensável para isso. Se diferencie: isso não quer dizer que seja necessário ser criativo e/ou inovador. Padrões de serviço simples também são muito bem-vindos: bom atendimento, cumprimento rígido de prazos e alta qualidade nos produtos estão nessa lista. Arrisque: o próprio ato de empreender tem vários riscos ? e por isso não é indicado ser tão conservador em cada atitude. Atos ousados são sempre bem-vindos ? desde que calculados e estudados previamente. Valorize seus colaboradores: lembre-se do que várias mães dizem: ninguém faz sucesso sozinho. Reconhecer os sucessos de cada um na empresa (ainda que os triunfos aconteçam fora da corporação) e estimular sua equipe é fundamental. Seja sincero: honestidade e transparência são valores de ordem para qualquer empresa. Prometa apenas o que pode ser cumprido (e avise se algo der errado) e tratar bem cada cliente é necessário para se dar bem em qualquer área. Tenha feeling: saber o local onde se quer chegar é muito importante para uma empresa que está começando ? assim como metas , objetivos e prazos muito bem definidos. Ser solidário: resultados e monetização obviamente são importantes, mas não podem ser tudo. O impacto que seu trabalho causa na sua equipe e na comunidade na qual seu negócio está inserido mostra sua humanidade ? e facilita a identificação de qualquer um com a sua marca. Aprenda: com o passar do tempo, é natural que suas ideias, certezas e concepções mudem. Sua empresa (e você) não podem ficar parados e devem se atualizar com todos os ensinamentos recebidos. Recupere-se: é natural que pequenos percalços aconteçam com a sua empresa com o passar do tempo. Recomeçar e saber mudar os rumos da sua empresa são atitudes necessários para o seu sucesso. Paciência: na ânsia pelo lucro e pelos resultados rápidos, é normal empreendedores quebrarem a cara quando percebem que todo começo é difícil. Prosperidade, maturidade e experiência vêm com o amadurecimento ? seu e da sua empresa.

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