As relações entre colaboradores e diretores têm exigido uma postura diferenciada por parte daqueles que ocupam cargos mais altos. Isso porque uma simples atitude é capaz de impactar de alguma forma os resultados do negócio, seja positivamente ou negativamente. Mas, afinal, qual a diferença de líder e chefe? Continue a leitura deste texto para conhecer as características que definem cada perfil!
Chefe ou líder?
Por muito tempo, acreditou-se no mercado de trabalho que os cargos de chefia sempre precisavam ficar nas mãos daqueles que já estavam há anos na empresa, que possuíam conhecimento elevado sobre determinados assuntos, eram autoconfiantes e ambiciosos.
A ideia de que chefes deveriam ser autoritários, impor pontos de vista pessoais, proteger alguns e perseguir outros acabou dificultando e gerando climas negativos no mundo dos negócios.
Hoje em dia, é possível notar que essas características não valem nada. O que conta, na verdade, é a capacidade de lidar com problemas, se autodesenvolver constantemente e influenciar as pessoas ao redor, seja você um diretor, um coordenador, um gerente ou apenas um membro da equipe.
Quanto à liderança, ela não precisa estar necessariamente nas mãos daqueles que ocupam a cadeira mais alta de uma empresa.
Ela pode ser encontrada entre aqueles que possuem e investem nas seguintes características:
Solicita, não ordena
Pode parecer que não, mas existe uma grande diferença entre solicitar e ordenar. Por trás de uma ordem, esconde-se a premissa da autoridade máxima.
Um líder não quer passar a imagem de que ele é quem manda na situação e deve ter seus desejos atendidos em um piscar de olhos, mas, sim, a de que sabe da capacidade dos seus colaboradores para atender às solicitações dele, sem a necessidade de cobranças e mantendo a ética.
Um líder vê no diálogo a chave para um bom desenvolvimento dos negócios.
Aceita sugestões
Mesmo estando à frente de uma equipe ou de uma empresa, um líder sabe que isso não o torna perfeito. Pelo contrário, ele possui consciência dos próprios defeitos e compreende que aceitar sugestões da equipe vai influenciar não só no trabalho, mas no próprio desenvolvimento pessoal.
Explora habilidades individuais
Uma equipe pode ser composta por cinco pessoas e, ainda assim, será extremamente plural.
Isso quer dizer que haverá pessoas diferentes desde a forma de pensar até as maneiras de lidar com o trabalho. Um líder é capaz de encontrar habilidades que podem ser aproveitadas no ambiente de trabalho entre essas pequenas e simples particularidades que vão motivar colaboradores.
Confia na equipe
Confiança, atualmente, pode parecer um quesito presente em todo e qualquer negócio. Engana-se quem pensa assim, mas um líder sabe que ela é indispensável para uma boa relação com seus companheiros de trabalho e busca formas de alcançá-la.
Portanto, um líder nunca faz com que alguém se sinta sufocado por estar sendo cobrado excessivamente. É justamente por conhecer e explorar as habilidades individuais de cada um deles que a confiança é plena e ele sabe que todas as tarefas serão executadas.

Confiança na equipe é uma das características que um líder possui.
É democrático
Nas Ciências Políticas, democracia significa “governo em que o povo exerce a soberania”. Em uma república, atual sistema governamental do Brasil, ela se dá por meio das eleições periódicas, em que cada cidadão pode expressar seu voto nas urnas.
Portanto, no universo corporativo, um líder democrático é aquele que dá voz aos seus companheiros, que os escuta e considera a posição de cada um deles na hora de tomar decisões.
- Leia também: Seis dicas para manter profissionais na sua empresa
Tem credibilidade
Credibilidade é sinônimo de respeito, e essa é mais uma das características que um líder possui. Quando alguém é assim, confiável e consciente das suas atitudes, olha-se para essa pessoa com admiração, e a vontade de seguir os passos dela é instantânea.
Em um chefe, muitas vezes, não existe credibilidade, mas, sim, um respeito disfarçado de medo.
Comunica-se bem
A importância do diálogo é indescritível, e um bom líder sabe disso. É por meio dele que a empatia nas organizações se constrói, já que uma simples conversa é suficiente para fazer com que nos coloquemos no lugar do outro, compreendendo sonhos, necessidades e anseios.
Se aperfeiçoa constantemente
Como já foi comentado, um líder sabe que ele é imperfeito. Por isso, está sempre em busca de se aperfeiçoar, já que possui responsabilidade social em lidar com outras pessoas.
Não apenas realizando cursos e palestras, mas também conhecendo novas pessoas, testando ideias, errando e aprendendo, esse aperfeiçoamento é intrínseco a ele — seu desafio principal, não os outros.
Para um líder, o autoaperfeiçoamento é constante.
- Recomendado para você: Dez dicas para quem está abrindo uma empresa
Seja líder
Percebeu as diferenças entre líder e chefe? Em suma, um líder não incentiva jogos de poder, mas olha para uma corporação e todas as pessoas que fazem parte dela como um todo que, a cada passo, por menor que seja, pode ser capaz de crescer ainda mais.
Um líder está sempre instigando o grupo a alcançar o sucesso, respeitando as características individuais dos colaboradores, pois compreende que um não existe sem o outro. Liderança e motivação andam juntas, de mãos dadas.
Depois de descobrir o que é um líder e o que é um chefe, vale parar e refletir: qual deles você tem sido?
Gostou deste conteúdo? Aproveite e assine a newsletter da Delta Coworking para receber mais artigos como este diretamente no seu e-mail, assim você não perde nenhum assunto.