Mindfulness está em alta. Inspirada na tradição budista antiga, trata-se de uma técnica eficiente para combater a ansiedade. Hoje, é vista pela comunidade científica com bons olhos, em especial devido aos resultados observados. Mas o que é mindfulness? Ela é, na realidade, a atenção plena ao momento presente, podendo ser aplicada, assim, aos fenômenos mais corriqueiros do dia a dia.
Ela inspira-se na ideia de dedicar o foco total a qualquer atividade. Um exemplo claro é o ato de comer, que volta e meia é acompanhado pelo som de uma TV ou por olhadelas nas redes sociais. Ao dedicar foco à alimentação, é possível se saciar com mais agilidade, evitando-se, assim, compulsões alimentares. Quer conferir mais dicas de mindfulness?
Este post pretende oferecer algumas sugestões que vão te ajudar a aumentar a produtividade, facilitar o seu dia a dia e tranquilizar a sua mente. Para saber mais, siga com a leitura!
1. Foque nas tarefas do dia
Organize o seu tempo de forma a ter prazos curtos e evitar a procrastinação. Uma dica é adotar ferramentas de gerenciamento de projetos para organizar o seu dia a dia, como o Trello, que oferece a possibilidade de separar uma determinada atividade em várias etapas.
A técnica pomodoro pode facilitar também a sua organização com as atividades. Nela, você utiliza um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos que podem intercalar com breves intervalos.
Uma das principais dicas de mindfulness é organizar as tarefas antes de começá-las.
2. Crie um ambiente sem distrações
Tente limpar o ambiente ao máximo, evitando locais bagunçados, que fornecem a ideia de um dia a dia caótico. É importante, mesmo em home office, separar o local de trabalho, de forma que a sua mente entenda os momentos de concentração.
Uma dica é desligar as notificações dos seus dispositivos, criar períodos específicos para ler e-mails ou realizar chamadas e evitar logar nas redes sociais enquanto estiver trabalhando.
3. Estabeleça uma rotina
O ser humano é moldado por rotinas. Sendo assim, é primordial, além de um ambiente adequado, ter horários delimitados.
Nesse sentido, mesmo diante da flexibilidade de horários, é importante se regrar para acordar em um horário específico, iniciando o trabalho em um determinado momento e o finalizando em período estipulado, de forma a encontrar, assim, uma rotina saudável, na qual seja possível combinar períodos de lazer, descanso e trabalho.
4. Faça pausas
Mais importante do que ser extremamente produtivo, é saber a hora de parar. O seu corpo e a sua mente também precisam e merecem um tempo ocioso, de descanso.
No caso de períodos curtos, você pode aproveitá-los para, por exemplo, se alongar, ir ao banheiro, tomar água ou café. Já em pausas longas, reserve um tempo para fazer qualquer coisa que não seja relacionada ao trabalho, como assistir a uma série, ler um bom livro ou até mesmo se dedicar a algum hobby.
Assim, quando precisar retornar à rotina, você estará revigorado e pronto para as novas obrigações do dia, que serão realizadas com mais facilidade. Portanto, a sua administração de tempo deve incluir as pausas.
5. Observe o seu corpo
Por falar em fazer pausas, é sempre importante estar observando o seu corpo e entendendo os limites que ele impõe. Ele fala, não tenha medo de escutá-lo.
É muito comum trabalhar um período considerável de tempo sentado, mantendo uma postura inadequada, por exemplo, ou utilizar o computador de forma errônea, sem pensar nos perigos que isso pode ocasionar a cada membro do nosso corpo.
Então, ao menor sinal de dor, tente entender o que está ocasionando ela e busque a ajuda de um profissional.
Para quem trabalha em frente a um computador diariamente, uma boa forma de prevenir algumas situações é investindo em equipamentos ergonômicos, como suportes para notebooks, teclados e mouses, uma boa cadeira, entre outros. Apostar na atividade física também é uma saída possível e interessante.
Para se livrar da baixa produtividade, alinhar o físico e a mente é indispensável.
6. Medite
Corpo são, mente sã! Para que tudo saia como o planejado, não deixe a parte mais importante de você para trás, priorize-a também.
A sua mente é onde está concentrado todo o conhecimento que você possui, todas as experiências que já viveu e todas as metas que ainda pretende realizar. Ela é parte intrínseca de você.
Um caminho para fortalecê-la é por meio da meditação. A prática produz diversos benefícios, como redução de estresse, diminuição de sintomas depressivos, é capaz de controlar a ansiedade, ajuda a desenvolver o foco, diminui vícios… enfim, só emoções e sensações positivas para o seu corpo e crescimento espiritual!
Seja no começo do dia, logo pela manhã, no intervalo do almoço ou até mesmo antes de dormir, procure um meio de inseri-la no seu dia a dia e veja a mágica acontecer.
7. Anote seus sentimentos
Sejam eles bons ou ruins, os sentimentos são importantes para uma rotina, pois expressam a forma como reagimos a respeito das diversas situações que enfrentamos.
Contudo, em alguns momentos eles podem parecer confusos e abstratos. Uma forma de torná-los mais claros é anotando-os.
Pode ser no bloco de notas do celular ou em uma agenda específica, não importa. Fazer isso vai te ajudar a compreender melhor como você lida com determinados acontecimentos, o que precisa melhorar em si, mas também o que há de positivo. Você pode criar, por exemplo, uma espécie de caderno da gratidão.
Esse é um bom momento também para, por meio da escrita, fortalecer sonhos, metas e planos nos diversos âmbitos da vida, projetando o seu futuro e os caminhos que você precisa trilhar para chegar até ele. Então, comece a escrever sobre os próprios sentimentos quanto antes!
8. Siga seu próprio tempo
Por fim, nossa última dica para você é mais que valiosa, pois também envolve autocuidado e autoconhecimento.
Em um mundo extremamente conectado, a agilidade é algo cobrado constantemente nos diversos setores da vida, não apenas no trabalho. Hoje em dia, as pessoas anseiam pela instantaneidade.
Entretanto, ela também pode ser a responsável por ocasionar grandes problemas emocionais e, consequentemente, físicos, como a ansiedade. Sendo assim, além de seguir as setes práticas de mindfulness anteriores, lembre-se da importância de seguir o seu próprio ritmo.
Aqui, não queremos dizer que os atrasos e a desorganização são bem-vindos, mas, sim, para refletir sobre como os seus processos internos influenciam os externos. Como você tem gerido seu tempo? Você sente que consegue aproveitá-lo da forma que deveria? Fica nossa dica de reflexão!
Os momentos de ócio são importantes para relaxar e descansar.
Colocando em prática cada uma dessas dicas de mindfulness, mesmo que gradualmente, a alteração na sua rotina será visível. Não tenha a ambição de realizar uma grande mudança da noite para o dia, mas tenha a coragem de dar os primeiros passos rumo a se tornar uma pessoa melhor, um profissional melhor.
Assinando a newsletter do blog da Delta Coworkings você pode receber outras dicas como essa diretamente na caixa de entrada do seu e-mail. Se você gostou da ideia e não quer perder nenhuma delas, é só preencher o formulário abaixo!