A internet revolucionou o mundo em vários aspectos e, principalmente, a partir da década de 1990. Das características mais fascinantes da rede mundial de computadores é a sua capacidade quase inesgotável de renovação, com o surgimento de diferentes formas de se fazer algo. Tão ligado ao pioneirismo, o empreendedorismo se aproveita demais da internet. E, cerca de vinte anos depois da chegada do sistema cibernético, não param de surgir maneiras distintas de fazer seu negócio crescer por conta da rede. Separamos dez tendências virtuais que devem seguir em alta em 2016. Aproveite! Conteúdo: seja em sites ou em redes sociais; seja descrições, notícias ou artigos: informação cada vez mais é algo importante para o seu público-alvo (e consequentemente para você). Também é importante associar suas matérias ao algoritmo do Google para potencializar a audiência. Internet das coisas: não falamos aqui de celulares cada vez mais indispensáveis. A conversa é sobre carros informando por mensagens que é hora de troca o óleo ou geladeiras avisando que é preciso comprar manteiga. O empreendedor que se aproveitar dessa nova demanda terá muito sucesso em 2016. Otimização do tempo: ?time is money? (?tempo é dinheiro? em inglês) é uma frase conhecida por todos e segue ditando o mercado. A popularização dos smartphones e de aplicativos para afazeres domésticos trará mais eficiência, lucro e qualidade de vida para todos os envolvidos. Impressoras 3D: elas seguem despertando muita curiosidade, mas se tornarão cada vez mais comuns em casas e principalmente em empresas. Além do equipamento passar a se tornar importante para fabricações sob demanda, surgirão empresas voltadas especialmente para esse nicho altamente tecnológico. Relacionamento: atendimento impecável, mais do que um diferencial, é essencial. Buscar uma comunicação refinada com o seu público passa a ser uma tendência no mundo digital, principalmente nas redes sociais. Cada comentário e tweet ganha grande importância no mundo da informação e você deve ficar atento. Vintage: artes, ilustrações e designs que remetem a algum estilo do passado seguirão em alta em 2016. A grande tecnologia disponível na área fará com que surjam espécies híbridas, mas a inspiração para muitas dessas criações seguirão em tempos já vividos ? e conhecidos. Produtos premium: pode chamam de ?gourmetização?, se quiser. Itens e serviços diferenciados seguirão em alta, e o seu público-alvo seguirá adorando consumir tudo que você colocar à disposição com esse rótulo. Cabe a você ter algo de fato diferente e de alto padrão, sem decepcioná-los. Experiência: mais do que consumir um produto qualquer (vintage e premium, de preferência), a maneira como ele é utilizado vai se tornar cada vez mais importante. Em um mundo amplamente conectado, a forma como algo é consumido é compartilhada (e boas recomendações atraem novos consumidores). Whatsapp: não deveria ser surpresa, mas muitas empresas ainda não utilizam o famoso aplicativo para fins comerciais. Ora, se todo mundo está no app, por que não utilizá-lo? Apenas fique ligado na periodicidade das mensagens ? um cuidado que vale também para e-mails marketing e newsletters. Personalização: especiais e fortes são aqueles que sobrevivem às crises, sejam elas econômicas, de confiança ou de qualquer outra alçada. Exigir o máximo de cada fornecedor e colaborador é fundamental, bem como dar um voto de confiança e oferecer mais pelo mesmo preço para seu cliente.
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